Monitoração Remota (NOC)

A administração e monitoração do ambiente de TI será realizada pelo NOC (Network Operations Center) da parceira da UNION.

O NOC é um serviço 24 x 7 que tem a responsabilidade de administrar e manter disponível e operacional o ambiente de TI, além de escalar, em caso de necessidade, o suporte on-site a software (SWS) e/ou equipes de TI do Cliente, fornecendo alto nível de resposta/solução e confiabilidade de informações, com o objetivo de pro atividade no atendimento, identificando degradações que culminem em incidente.

NOC

Gerenciamento do NOC

Escopo de atividades previstas - NOC

• A Monitoração PROATIVA REMOTA consiste em recebimento de mensagens de alertas de falhas e eventos da INFRAESTRUTURA DE TI e demais serviços relacionados através de conexão segura (VPN Site-to-Site).

• A utilização da VPN será acompanhada quanto à sua disponibilidade e desempenho, podendo ser necessário, desde que validado pelo Cliente (viabilidade de custos e técnica), a instalação de um link de dados dedicado.
• Acionamento automático da equipe de SWS UNION (Suporte a Software) para intervenção remota ou local em incidentes potenciais (problemas de desempenho ou análise de logs com erros não críticos) ou incidentes (erros e indisponibilidades) dos softwares que fazem parte do escopo desta proposta.

• Acionamento dos grupos de solução e/ou fornecedores (E-Mail, Links, Internet, etc) em caso de alertas e incidentes críticos que não estejam no escopo de trabalho das equipes UNION (conforme procedimento operacional e SLA’s acordados com o Cliente).

• Emissão de relatórios periódicos de disponibilidade, desempenho, capacidade, ocorrências e comportamento geral dos dispositivos monitorados (mensal)

• Fornecimento de Diário de Bordo com as principais ocorrências do dia.

• Através da análise dos relatórios acima, serão avaliadas e sugeridas melhorias no ambiente de TI visando maximizar o desempenho e a disponibilidade deste.

Serviços e dispositivos que podem ser monitorados

hardware

Monitoração do Hardware

  • Disponibilidade do equipamento
  • Falha de Fonte
  • Falha de Fan
  • Falha de processador
  • Erros de memória
  • Falhas de disco
  • Falhas de Controladoras (Smart, SCSI, Fibra)
Sistemas Operacionais

Monitoração do Sistema Operacional

  • File System
  • Memória
  • CPU
  • Processos
  • Serviços
  • Arquivos
  • Job
  • Filas de impressão
  • Registry
  • Event Viewer
Cabos de redes

Monitoração da infraestrutura de rede e links

  • Dispositivos de rede em geral (Switch, Router, etc)
  • Links
  • Appliances (Firewall, Proxy, Balanceamento de rede, entre outros)
  • Monitoração proativa, correlação de eventos, análise de causa principal, tendências, emissão de relatórios dos recursos, testes de tempo de resposta.
  • Plataformas suportadas: redes de Camada 2 e Camada 3, inclusive LANs, WANs, conexões com fio, conexões sem fio, redes físicas e virtuais, e os serviços de tecnologia e IP relacionados.

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